Biotecnologia
O que é
O ramo de atividade do biotecnólogo é vasto. Ele pode se especializar em química, biologia, imunologia, agricultura, meio ambiente, alimentação, farmacêutica, cosmética, entre outras. Atua nas indústrias alimentícia, de medicamentos, cosméticos, na área de proteção ambiental, em pesquisa e ensino.
Áreas de atuação
A criação de novos medicamentos para a indústria farmacêutica é uma das áreas de trabalho, assim como a da criação de vacinas e remédios para animais. O estudo de microorganismos, como bactérias e fungos, auxilia na produção alimentícia, tanto no aspecto da higiene como da elaboração de produtos novos ou aperfeiçoados. A preservação de ecossistemas é outra vertente de seu trabalho. No setor médico, pesquisa doenças hereditárias e transmissíveis e sua cura. Na área de novos materiais, desenvolve matrizes energéticas alternativas como o biodiesel.
Mercado de trabalho
Por ter um campo de trabalho vasto e o curso ser novo, o biotecnólogo disputa vagas com físicos, químicos, biólogos e outros profissionais de setores afins. Assim, a especialização é uma escolha obrigatória. O mercado promete crescimento nas áreas de criação de vacinas, inseminação artificial, transgênicos e pesquisas com células-tronco. As indústrias alimentícia e farmacêutica empregam esse profissional. Outro nicho de trabalho é o meio ambiente, tanto na preservação quanto na recuperação de áreas naturais.